Embora pertençam a um mesmo ramo da tecnologia, imersiva, realidade aumentada e realidade virtual, não são a mesma coisa. A principal diferença destas duas tecnologias está no facto de que enquanto a realidade virtual permite a imersão do usuário em um ambiente 3D, a realidade aumentada traz elementos do mundo virtual para o real.
Realidade Virtual
A realidade virtual designa todo tipo de tecnologia computacional através de recursos visuais, criando um universo digital personalizado para o usuário.
Esta realidade induz efeitos visuais, sonoros e até táteis, chega a permitir a imersão completa em um ambiente simulado, por exemplo, transportar completamente o indivíduo para dentro de um jogo , com ou sem interação do usuário.
A realidade virtual diferencia-se também da realidade aumentada, pois esta tem como objetivo manter o usuário atento ao mundo real e, como o próprio nome diz, aumentar o seu conhecimento imediato do mundo ao seu redor por informações simples.
Realidade Aumentada
A realidade aumentada é algo cada vez mais próximo de nossas vidas, é um elemento das novas tecnologias que dispõe de uma visão diferente da realidade, com estas, tal realidade tornou-se mais acessível através de telemóveis e outros dispositivos.
É a combinação de elementos de um ambiente real com outros elementos de um ambiente virtual que são criados em três dimensões. Ao mesmo tempo, esses dois elementos combinam-se em tempo real.
Para que esta seja possível, é necessário um dispositivo que possa capturar um vídeo e exibir o conteúdo ao usuário em tempo real.
webgrafia:
http://web.tecnico.ulisboa.pt/ist182015/cmul/index.html
https://www.infoescola.com/tecnologia/realidade-virtual/
https://www.tecmundo.com.br/realidade-virtual
https://www.showmetech.com.br/5-dispositivos-realidade-virtual-mais-que-um-headset/
https://exame.abril.com.br/tecnologia/o-que-e-realidade-aumentada-chave-do-sucesso-de-pokemon-go/
Sem comentários:
Enviar um comentário